segunda-feira, 4 de julho de 2011

A espada mágica - narrativa digital

No âmbito desta unidade curricular, foi-nos proposto pela professora Doutora Clara Coutinho, a realização de uma narrativa digital.
A história da narrativa foi desenvolvida pelos alunos do 3º ano do 1º ciclo do centro educativo António Lopes- Póvoa de Lanhoso, orientados pela professora Ema Ribeiro, bem como o podcast e a ilustração ficou a cargo não só da turma do 3º ano, mas também dos alunos do 2º ano A da EB1 da Igreja em S. João de Ponte - Guimarães, orientados pela professora Vânia Rodrigues.


Esta narrativa foi elaborada no contexto da área de Língua Portuguesa. Os nossos objectivos foram principalmente: estimular a oralidade e o uso correcto do novo vocabulário, desenvolver a estruturação e a sequencialização das ideias, experimentar situações que desenvolvam o gosto pela leitura e pela escrita, escrever em grupo através de motivações lúdicas e a construção e apresentação de uma história de uma forma diferente, inovadora e motivadora para os alunos.


No nosso caso, a Narrativa Digital foi toda construída já dentro de um ambiente educativo, pois foiróprios alunos e com a elaboração da narrativa pretendemos fomentar nos mesmos o gosto pela escrita e a criatividade. Num futuro projecto pretendemos que os alunos utilizem mais autonomamente os programas utilizados (Audacity, Windows Movie Maker, paint, Gimp, entre outros) de forma e desenvolver neles competências ao nível das TIC.

A elaboração da narrativa ficou ao nosso cargo (Ema Ribeiro, Margarida Sousa e Vânia Rodrigues).


Autoria: Alunos do 3º Ano do Centro Escolar António Lopes - Póvoa de Lanhoso

Alunos do 2º Ano da E.B. 1 da Igreja - São João da Ponte

Professoras: Ema Ribeiro, Margarida Sousa e Vânia Rodrigues

Descrição: História criada a partir de imagens e de uma "receita de histórias", acerca de um cavaleiro que quer encontrar uma espada para conseguir salvar a sua princesa.

Recursos usados: Microsoft Word, Microsoft Powerpoint, Myebook, Audacity, Paint, Photofiltre

Público alvo: crianças dos 6 aos 10 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário